domingo, 22 de junho de 2008

Um monstro entre nós

Carlos Lustosa Filho


Coluna do dia 15/03/2007





Ele veio para sua quinta visita ao estado – a segunda em menos de um ano – e trouxe consigo as canções que tanto o consagraram e seus arranjos sofisticadamente brasileiros. O compositor (como ele mesmo prefere destacar) Guinga fará nesta quinta e sexta (15 e 16/3) no Theatro 4 de Setembro, a partir das 20h, duas apresentações com o grupo de vozes mais conhecido do Piauí, o Ensaio Vocal. Dá pra prever a coisa boa que vem por aí.



O show terá vários blocos, iniciados com o Ensaio Vocal interpretando um setlist de composições piauienses já clássicas com o grupo e dos shows mais recentes onde cantavam Chico Buarque e Clodo Ferreira.



Em seguida, é vez de Guinga interpretar as belíssimas músicas do seu recém-lançado álbum “Casa de Villa” ladeado pela simpática cantora mineira Paula Santoro.



No encerramento, todos os se reunirão para apresentar quatro canções do artista carioca: “Senhorinha”, “O coco do coco” (divertidíssima), “Concubinato” e a clássica “Catavento e Girassol” (que você pode conferir abaixo executada pelo compositor com a voz do cantor paulista Mateus Sartori). Certamente um belíssimo show.




Mateus Sartori e Guinga - Catavento Girassol






Quem é quem:



Guinga



Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, nasceu em 10 de junho de 1950, no Rio de Janeiro. Aprendeu violão intuitivamente aos 13 anos de idade. Mais tarde faria cursos de música. Começou a compor aos 16 anos, classificando a sua primeira canção aos 17 anos no Festival Internacional da Canção.



Trabalhou profissionalmente como músico, acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola, João Nogueira, entre outros. Depois, formou-se em Odontologia em 1975.



Sempre compondo (me considero compositor, diz), teve várias de suas músicas gravadas por nomes importantes: Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins e outros.


Suas composições são parcerias feitas com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Nelson Mota, Simone Guimarães, Francisco Bosco, Mauro Aguiar e Luis Felipe Gama.



Possui uma sólida carreira nacional e internacional sendo considerado por críticos o melhor compositor surgido nas últimas décadas. Em 2002 teve sua vida registrada pelo jornalista Mario Marques no livro “Guinga, os mais belos acordes do subúrbio” e em 2003, um songbook com a compilação de sua obra chamado, “A música de Guinga”



Maiores detalhes no site oficial do artista.




Ensaio Vocal



O mais famoso grupo de vozes do Piauí, o Ensaio Vocal foi criado na década de 1990 e já representou o estado nos festivais em importantes festivais como o da Record (1992) e Canta Nordeste (1993) quando obteve o 3º lugar com a música “Que Xote”, de Aureliano Melo e Glauco Luz.



Em 2000, o grupo rompeu as fronteiras do país e fez uma turnê européia em Portugal e Espanha onde apresentou o repertório do CD/show “Ensaio Vocal Canta Chico Buarque”.




Paula Santoro



A cantora mineira Paula Santoro iniciou sua carreira há 20 anos em Belo Horizonte, quando participava dos grupos vocais em seu estado natal como o Nós e Voz. Anos depois, fez participações em discos de artistas como Fernando Brant, Nivaldo Ornellas, e nos álbuns “Elas Cantam Caetano” e “Aquarela do Brasil”, participando inclusive da minissérie homônima, fazendo a voz das músicas interpretadas pela atriz Maria Fernanda Cândido.

Paula é uma artista bastante elogiada pela crítica especializada e seu timbre chega a lembrar às vezes o de Elis Regina. Em novembro de 2005, a mineira lançou pela gravadora Biscoito Fino o CD Paula Santoro, no qual a cantora interpreta músicas de Moacir Santos & Vinicius de Moraes (Se você Disser que Sim), Toninho Horta e Milton Nascimento (Segue em Paz), Robertinho Brant & Seu Jorge (Rainha do meu Samba), e Chico Buarque (Sem Fantasia) – tendo inclusive a participação especial do artista.

Nenhum comentário: