domingo, 22 de junho de 2008

A leoa da Paraíba

Carlos Lustosa Filho

Couna semanal de quinta, dia 18/10/2007

 

Qual a imagem que você tem de Elba Ramalho? A de uma mulher abduzida que vê E.T.s por todos os lugares? A da cantora de voz ácida e tipicamente nordestina? A da latina tropicaliente? Bom, eu não tenho nenhuma dessas em mente quando me vem na cabeça o nome da Elba. A lembrança que melhor me tem é a de uma das primeiras cantoras que me mostrou que a MPB era realmente boa e era mais do que Djavan-Caetano e que o nordeste era tão (ou mais) MPB que o sudeste (notadamente o Rio).


Lógico que eu lembro de quando era pequeno e cantava “Ô uô, tropicaliente, ô uô enluará, o coração da gente”. Taque a primeira pedra quem não fez isso... hehehehe. Mas essa é apenas uma das fases da cantora de Conceição do Piancó (PB) que vêm nesta semana a Teresina para apresentar seu recém-lançado disco (e põe recém-lançado nisso) “Qual o assunto que mais lhe interessa?”.


Voltando à imagem da Elba. Não consegui registrar muita coisa sobre os momentos da Elba “Ave de Prata” dos anos 80 e muito pouco da sua fase “latina”. Algo que me marcou enormemente foram as músicas do seu álbum “Leão do Norte” que incluíam composições de Caymmi, Gonzagão, Lenine, compositores que certamente formaram minha noção sobre MPB - não preciso nem falar da patota dos "Grandes Encontros", títulos excelentes. Depois veio o “Flor da Paraíba”, muito bom, que tem uma das canções nordestinas mais bonitas do mundo (hehheheh), na minha opinião que é “Casa, Comida e Paixão” de Dominguinhos e Fausto Nilo. Logo após, veio o "Solar", um álbum duplo – estúdio e ao vivo – com um repertório muito bom e uma versão de “Cajuína” muito bonita. Depois teve o “Cirandeira”, mediano, mas com uma qualidade acima da média. Em seguida o Canta Luiz Gonzaga e o duo com Dominguinhos. Muito bons, mas com poucas novidades.


Agora ela está de volta com o “Qual o assunto que lhe interessa?” que a própria Elba define numa entrevista como durante como uma projeção de “novas sonoridades e sugere um discurso abrangente sobre diversas questões da atualidade. É sólido, instigante e bem competente. Revela também a maturidade artística de uma cantora que nunca se acomodou na fama conquistada para repetir fórmulas. É apenas um disco de belas canções, assinadas por compositores de peso da música brasileira”.  Resta-nos esperar para ver e ouvir no show deste sábado (20) no Atlantic City.


  Veja alguns videos amadores do novo show


 


 


Nenhum comentário: