domingo, 22 de junho de 2008

Tópicos musicais


Carlos Lustosa Filho

Coluna semanal de quarta, dia 14/11/2007

 

Hoje não vou falar de um artista em especial mas de algumas "surpresas musicais" que me aconteceram nessas últimas semanas - ou algo simplesmente cuiriso. Tópicos.

 

 

Coisa da boa

Bicho, conhecia o canadense Michael Bublé das trilhas das novelas - um dos melhores meios de conhecer artistas estrangeiros no meu caso - e o achava muito bom. Indo mais a fundo no trabalho do cara, posso dizer que agora, ele é um dos meus cantores favoritos. Mas digo cantor mesmo, intérprete. Tá no mesmo nível do Jorge Drexler, pra mim. As interpretações dele para antigos sucessos são ótimas, o timbre da voz é confortável e muito agradável. Pra quem não conhece recomendo "Me and Mrs. Jones" (breguíssima, mas pense numa música que dá vontade de cantar. Bêbado então, deve deixar os sertanejos no chinelo... hehehe), "Quando, quando, quando" (canção italiana dos anos 60, em versão inglês num dueto com a ainda folk e competente Nelly Furtado), "Home" (pra lembrar uma saudade boa), "Feeling good" (pra mandar tudo pro inferno), eita, tem tantas... "Save the last dance", "Fever", muitas... grandes sucessos em arranjos excelentes, dos bons tempos - não vividos por mim, obviamente - dos crooners e big bands. Muito bacana mesmo. Ideal pra dar um tempinho no guitarra-baixo-bateria e lembrar que ainda se faz música com arranjos mais cheios.

 


Michael Bublé - Feeling Good

 

Djavan

Bom, faz um tempo que ouvi o novo trabalho do Djavan, "Matizes", e sinceramente, não fiquei muito impressionado... mas ainda estou assimilando e pretendo escrever algo mais pensado para a coluna. Aguardem. No mais recomendo as primeiras faixas e os sambinhas. As mais apaixonadas não me agradaram muito nas minhas primeiras audiências... hehehe, vou reouvir com calma e veremos se mudo de opinião.

 

 

Pop not that spicy

Pra que raios as Spice Girls voltaram? Deve ter sido pra fazer aquele lance "estou precisando de dinheiro" multiplicado por cinco... heheheh. Críticas malévolas à parte, as inglesinhas lançaram uma coletânea de antigos sucessos que só traz uma música inédita. Não escutei toda, mas deu pra sentir que é uma baladinha sem muito novidade. O clipe traz as apimentadas com um tempero nunca visto com as cinco juntas.

 

 

Falando nisso

Assistindo a um programa de TV pela net, me deparei com uma música muito legal mesmo. Um samba cantado em inglês. Fui atrás e descobri que tratava-se de "Crickets sing to Anamaria", cantada por Astrud Gilberto. A canção é uma versão de "Os Grilos" de Marcos Valle e devo dizer que a letra em inglês é melhor do que a em português - caso raro nas bossas traduzidas. Sim, mas o que tem a ver essa música com as Spice Girls? Descobri que a Emma Bunton, a loirinha, regravou a música num álbum de 2004 e, por curiosidade, fui escutar. E não é que o negócio ficou bom? Um samba, popficado mas bem brasileiro, como eu nunca vi nenhum inglês fazer (ou ver). O clipe da música é bem feitinho também.


Crickes Sing to Anamaria - Emma Bunton

 

Fui inventar de escutar o álbum inteiro e vi um álbum cheio de referências à bossa nova e samba. Muito interessante isso, embora seja aquela fórmula de pop-tenho-que-vender dá pra perceber o cuidado do produtor. Segundo minhas pesquisas esse foi o álbum com mais sucesso da Baby Spice em carreira solo. Entretanto, ela não foi a mais bem sucedida. A Melanie C, aquela esportista, é que parece ter logrado mais sucesso sozinha. Lembro que ela realmente tinha um voz muito boa. As outras três, Mel B, Geri e Victoria Beckham, na época Adams, não foram lá essas coisas. Bom, elas voltaram mas talvez não seja com nada muito inovador. Nem é pra ser lá grande coisa, a não ser pra elas, que unidas foram o grupo feminino de maior sucesso mundial e voltam pra catar algum dindim.

 

Nenhum comentário: