domingo, 22 de junho de 2008

Adeus ano, velho!

Carlos Lustosa Filho

Coluna semanal de quarta, dia 26/12/2007

 

 

Estava olhando agora há pouco a lista das colunas que escrevi durante o ano de 2007. O engraçado é que acho que nunca ouvi tanta música num ano – talvez só em 2006 – mas não sei por que acho que o ano foi fraco musicalmente. Não tivemos algo sensacional, um disco unânime, um novo artista que você olhe e diga: “Putz! Esse é o som!”. Logicamente as minhas impressões não podem ir ao encontro da de você, caro leitor, mas na realidade o que quero dizer é que o ano para mim foi mais o de descoberta/pesquisa profunda de grandes artistas – como Jorge Drexler, Lenine, Perez Prado, Tito Puente, Jobim, Elis, Bublé, Rita Lee, enfim... pessoas que já estão aí há um tempinho. Para mim, novo som mesmo, algo impactante, muito pouco. Como não sou ligado nas novasbandasdoneorockanglo-americano talvez tenha sido por isso. (Será que é a idade chegando? – heheheh)

 


Bobagens à parte, 2007 foi o ano da consolidação da música virtual – acho que posso afirmar isso. Nunca se falou tanto em mp3, nunca os players desse tipo de arquivo foram tão populares e nunca a indústria fonográfica se preocupou tanto com isso e ousou planejar combatê-la – pelo menos na sua face gratuita... Embora não ache que isso vá conseguir acontecer – afinal, caiu na rede é peixe – devemos ficar atentos às mudanças que podem vir.


 


De dicas, acho que para terminar, deixo vocês com a última febre do meu grupo de amigos “indies” – hehehehehe – Amy Winehouse, a qual eu só conhecia pelos escândalos, mas cujo som também me agrada bastante.


 



Rehab - sucesso da inglesa

 


 



Amy dando um tapa no pó - talvez por isso muitas pessoas gostem dela...

Traquinagens à parte, o som da mulher é bom... heheheh

 

E como playlist de final de ano, recomendo uma boa dose de tudo que já recomendei em 2007 inteiro – ou não: Nação Zumbi, Orishas, Joss Stone, Caetano (60-70), Jammie Cullum, Bossacucanova, enfim... vou conseguir colocar tudo não... heheheh


 


Boas Festas, um grande 2008 e muita música pra todos!


 

Nenhum comentário: