domingo, 22 de junho de 2008

¡Latino, vamos! "Sí, sí, sí, yo quiero mambo, mambo"

Carlos Lustosa Filho

Coluna semanal de quarta, dia 12/12/2007

 

Não sei quanto a vocês, mas a mim sempre me atrairam as músicas "latinas". (Vale destacar aqui que direfentemente do que os americanos pensam, não enquadro o Brasil neste círculo.)  Acho que a gente nunca percebe o quanto esse estilo esteve presente nas nossas vidas, até descobrir que ele existe e é diferente.

 

O interessante é que as músicas latinas sempre tiveram um espaço importante na cultura popular mundial. Os tangos dominaram a passagem do século 19 para o 20, boleros foram o auge depois, nas primeiras décadas, aí pra frente a música nunca mais foi a  mesma: vieram os chachachás, o son, a rumba, a salsa, o mambo, o calipso, a bachata, o merengue... tantos ritmos bacanas que mostraram para o mundo o quanto 'caliente' e divertido poderíamos ser.

 

Eu quero destacar aqui uma "descoberta" (para mim, obviamente) que fiz. Indico a uma escutada um dos ícones da música latina, o maestro Perez Prado. Você pode até não conhecê-lo de nome, mas as músicas certamente você escutou. Lembra daquele pop Lou Brega e o grudento "Mambo nº 5"? Pois saiba que Lou tomou a música homônima do Perez e a reinventou, transformando naquele "charleston modernoso".

 

Falando mesmo de Perez, basta dizer que ele foi conhecido como "El Rey del Mambo". Uêpa! hehehehe.Ele nasceu em 1916 em Cuba, e cedo começou a participar de diversas orquestras. Em 1944, começa a misturar os ritmos latinos com o jazz e depois se muda para o México onde ganha grande prestígio e depois conquista os EUA. O resto é história.

 

O que eu percebi, fazendo uma análise muito superficial - deixando claro - é a força do piano e sobretudo dos metais nas composições do maestro. E quando vem metal, já se sabe, não tem como ficar parado, levanta até defunto! hehehehe.

 

Deixo um video dele e mais algumas dicas (ele é o do piano - lógico... hehehe):

 

 

 


 

Outras músicas de Perez que vale uma escutada são: "Mambo nº8", "Mambo Jambo", "Patricia", "Cosé Cosé", bom essas só pra começar. Vale dar uma olhada também na versão de "Perfídia" - aquele bolerão de doer hehehehehe.

 

 

Boa diversão e até a próxima

 

 

Nenhum comentário: