domingo, 22 de junho de 2008

Samba-reggae, axé, românticas... o novo disco de Ivete Sangalo tem tudo isso e mais

Carlos Lustosa Filho


Coluna semanal de quarta-feira, dia 04/04/2007


 


Ivete Sangalo realmente é um nome que a cultura pop nacional deve reverência. Tem um ror insano de fãs, canta bem e tem uma personalidade marcante (de uma forma positiva, embora algumas pessoas achem “forçação” – o que não é o meu caso), tanto no palco quanto fora dele. Por tudo isso, não é de se estranhar que o novo disco da baiana de Juazeiro seja um sucesso (aliás, todos os discos que ela vier lançar o serão, a não ser que ela erre muito e feio).


 


O álbum é uma coletânea de hits, como “Abalou”, “A Galera” e “Não me conte seus problemas” – esta última originalmente gravada no mais recente ao vivo da Banda Eva, mas composta por Ivete e interpretada por Saulo Fernandes, que aliás (parêntesis dentro desta observação, hehehe) faz uma participação especial na faixa 7, “Não Precisa Mudar”, um samba-reggae muito bacana.


 


Falando em participações especiais, o MC Buchecha participa com funks que marcaram sua carreira no momento meio favela-carioca-descolado do show. Samuel Rosa, quem diria, também dá as caras dividindo com Ivete a música “Não Vou Ficar” de Roberto Carlos e vindo diretamente da península ibérica, um dos maiores astros do pop latino, o espanhol Alejandro Sanz canta com a morena o clássico (e batido – diga-se de passagem, mas que eu gosto mesmo assim) Corazón Partío, (¡¿num ritmo de pagode?!).


 


Deixo




 


 


O show, que virou CD e virará DVD foi gravado em 16 de dezembro de 2006 com mais de 60 mil pessoas no Maracanã/RJ (o disco de vídeo tem lançamento previsto para o final deste mês), poderá ser visto por quem tem tevê por assinatura no canal Multishow. A data na qual a exibição estava prevista, (10/04, às 21h45) foi cancelada, por medo que os produtores tiveram de fabricantes piratas produzirem o DVD, que terá 27 faixas mais making of, antes de o produto sair nas lojas. Boa parte das músicas já vazou no Youtube. Estará o mercado cada vez mais parecido com o mar do século XVI?


 


Resumindo, o novo trabalho de Sangalo, vale uma conferida, porque ela é ela. Críticos que já assistiram ao DVD – não foi o meu caso, aliás, e eu lá sou crítico de nada... – dizem que se trata de uma mega-super-ultra-wii produção, jamais vista em terras tupiniquins produzida por um artista local. Resta esperar para ver se é isso mesmo. Para finalizar, recomendo uma escutada atenta na faixa 16, o pot-pourri de “País Tropical/Arerê/Taj Mahal”, num axé acelerado, as baladas “Deixo” (13) - assista acima -  e “Completo” (17), que têm tudo para virar hits (inclusive de novela...) e nas lambadas/zouks “Dengo de Amor” e “Difícil/Chorando se Foi”, que devem marcar definitivamente a volta do ritmo brasileiro.


 


P.S.: Será, que a lambada volta mesmo? Os baianos vêm flertando com o ritmo e seu derivado, o zouk francês há pelo menos dois verões... Vide aquela música “Vai na Fuleragem” – acho que é esse o nome... escrevendo: “Vem mamãe, vem pro seu papai/ Se vacilar, o bicho vai pegar...”. Tem a Banda Calypso também e é perceptível a influência dos dois ritmos na musicalidade da Ivete neste novo trabalho. Enfim... aguardemos e veremos.


 


 


 Faixa a Faixa


 



 


1. Never Gonna Give You Up (Abertura Instrumental)...  


2. Não Quero Dinheiro Só Quero Amar  


3. Berimbau Metalizado  


4. Corazón Partio - Part. Esp.: Alejandro Sanz  


5. Ilumina  


6. Não Me Conte Seus Problemas  


7. Não Precisa Mudar - Part. Esp.: Saulo Fernandes  


8. A Galera  


9. Dengo de Amor  


10. Citação: é Difícil/Chorando se Foi (Llorando....)  


11. Bota pra Fever - Part. Esp.: Durval Lelys  


12. Quando a Chuva Passar  


13. Deixo  


14. Não Vou Ficar - Part. Esp.: Samuel Rosa  


15. Nosso Sonho/Conquista/Poder - Part. Mc Buchecha  


16. País Tropical/Arerê/Taj Mahal  


17. Completo - Faixa Bônus  

Nenhum comentário: